Geobulletin alpha

News from the Geoblogosphere feed

by Stratigraphy.net
New from Snet: Lithologs, a new tool to create lithological/sedimentological logs online..

Blog post recommendation

Primeiro fitossauro da península Ibérica descoberto no Algarve

Os fitossauros eram répteis que evoluíram para formas semelhantes aos crocodilos, apesar de estes não serem aparentados e eram dos principais predadores nesta altura do período Triásico, entre os 237 e os 208 milhões de anos. Este grupo de animais era conhecido de numerosos locais do globo, mas desconhecido em Portugal e Espanha. O achado compreende apenas dentes e uma mandíbula, mas suficiente para classificar o único registo da Ibéria deste grupo de répteis predadores. O fóssil foi descoberto durante as escavações em 2012 no Concelho de Loulé, no Algarve e agora publicado na revista científica de paleontologia de vertebrados, Journal of Vertebrate Paleontology, por uma equipa internacional de paleontólogos que inclui Octávio Mateus, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e colaborador do Museu da Lourinhã, que liderou o artigo científico, e que inclui ainda Richard Butler, da Universidade de Birmingham (Reino Unido), Stephen Brusatte da Universidade de Edinburgh (Reino Unido), Jessica Whitesite da Universidae de Brown (EUA) e  Sebastien Steyer do Museu de História Natural de Paris.

Este fitossauro alimentava-se possivelmente de Metoposaurus, anfíbios gigantes primitivos que também foram descobertos no mesmo local.
Recorde-se que em 2012 descobrimos o primeiro fitossauro da Gronelândia.
Esqueleto de fitossauro, com mandíbula descoberta em Portugal (Mateus et al., 2014)
Mandíbula de fitossauro (Mateus et al., 2014)Este estudo foi o resultado de um projecto envolvendo várias instituições internacionais, com financiamento internacional entre os quais: DFG (grant BU 2587/1-1), Jurassic Foundation, Lamont-Doherty Earth Institute Climate Center (Columbia University), Chevron Student Initiative Fund (Columbia University), American Museum of Natural History e CNRS. 
Referência:Mateus, O., Butler R. J., Brusatte S. L., Whiteside J. H., & Steyer S. J. (2014).  The first phytosaur (Diapsida, Archosauriformes) from the Late Triassic of the Iberian Peninsula . Journal of Vertebrate Paleontology. 34(4), 970-975. (LINK)www.lusodinos.blogspot.com

Stratigraphy.net | Impressum
Ads: