Geobulletin alpha

News from the Geoblogosphere feed

by Stratigraphy.net
New from Snet: Lithologs, a new tool to create lithological/sedimentological logs online..

Blog post recommendation

Ankylosauria - Breve história e Classificação dos "Lagartos Fundidos"

Retomamos a temática dos anquilossauros, desta vez abordando a sistemática e uma breve história deste grupo de dinossauros couraçados, introduzido de passagem no postanterior sobre este tema.

Etimologicamente, Ankylosauria deriva do grego antigo “ankúlos”, fusão, aludindo à ossificação extensa e fusão óssea, nomeadamente ao nível do crânio, que caracteriza estes dinossauros, e “sauros”, lagarto. Esta característica única e distintiva foi reconhecida formalmente no início do século XX, em 1908, por Barnum Brown, paleóntologo norte-americano ao serviço do American Museum of Natural History (AMNH), em Nova Iorque, agrupando e nomeando a família Ankylosauridae, que Brown considera como um subgrupo dentro dos Stegosauria, que inclui dinossauros como o Stegosaurus ou o português Miragaia longicollum. Apenas em 1923 (Osborn, 1923) é utilizado pela primeira vez o nome Ankylosauria, para o grupo que inclui todos os dinossauros couraçados mais próximos de Ankylosaurusdo que Stegosaurus. Ankylosauria e Stegosauria tornam-se assim duas linhagens próximas (em termos evolutivos também designados como grupos irmãos), mas independentes.

Fósseis de anquilossauros eram já conhecidos antes de Brown e, nalguns casos, revestem-se de importância histórica. O século XIX marca o início da Paleontologia moderna, desde logo com a criação do termo dinossauro por Richard Owen em 1842. Um dos três dinossauros utilizados por Owen para criar os Dinosauria foi um anquilossauro, o Hylaeosaurus armatus Mantell 1833 (Fig. 1), do Cretácico Inferior de Inglaterra. Na América do Norte, o primeiro fóssil de um dinossauro norte-americano formalmente descrito foram dentes de um anquilossauro (Leidy, 1856). De facto, na segunda metade do século XIX são inúmeros os registos de anquilossauros. Alguns exemplos são o Polacanthus foxii (Owen 1865), do Cretácico Inferior de Inglaterra, o Struthiosaurus austriacus Bunzel 1871, do Cretácico Superior da Áustria, o Nodosaurus textilis Marsh 1889, do Cretácico Superior dos EUA, ou mesmo o Sarcolestes leedsi Lydekker 1893, actualmente o anquilossauro mais antigo conhecido, do Jurássico Médio de Inglaterra.

A evolução e cronologia dos Ankylosauria serão abordadas num post futuro, bem como uma visão mais detalhada de alguns deste taxa.

Stratigraphy.net | Impressum
Ads: