Geobulletin alpha

News from the Geoblogosphere feed

by Stratigraphy.net
New from Snet: Lithologs, a new tool to create lithological/sedimentological logs online..

Blog post recommendation

Novo dinossauro brasileiro é anunciado por pesquisadores do Museu Nacional

FONTE: FOLHA ONLINE
É como se o Brasil tivesse ganhado, enfim, um tiranossauro para chamar de seu. Medindo entre 12 e 14 metros e pesando algumas toneladas, o bicho batizado de Oxalaia quilombensis provavelmente está entre os cinco maiores dinossauros carnívoros já descobertos.
"Ele perde apenas para os maiores tiranossauros e para algumas outras espécies", disse à Folha o paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ele é o coordenador da equipe responsável pela "certidão de nascimento" científica do animal.
A descoberta, que veio a público na quarta-feira integrou o que talvez tenha sido o maior anúncio conjunto da história da paleontologia brasileira.
No mesmo evento, outros pesquisadores revelaram uma "nova" espécie de crocodilo da Era dos Dinossauros, um lagarto extinto e os primeiros indícios de que dinos brasileiros também eram cobertos de penas, como seus primos chineses.
Os achados foram detalhados em artigos no periódico científico ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, publicação na qual Kellner exerce o papel de editor-chefe.
Os restos do O. quilombensis, com pouco menos de 100 milhões de anos, vieram da ilha do Cajual, no Maranhão. Isso explica o sabor africano do nome do bicho, já que a ilha abriga um quilombo. Ademais, a criatura tem mais características em comum com seus primos da África do Norte do que com as formas brasileiras de seu grupo.
O grupo em questão é o dos espinossauros, bichos que são mais ou menos o que acontece quando se cola um focinho de jacaré num corpo de dinossauro.
A cara alongada e a dentição, entre outras pistas, sugerem que os animais passavam boa parte do tempo na água, alimentando-se de peixes.

Stratigraphy.net | Impressum
Ads: